fbpx

Imposto de Renda: Cuidados necessários para declarar

Imposto de Renda: Atenção na hora do preenchimento pode evitar a necessidade de retificar a declaração


Apesar de ser uma rotina anual, fazer a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) demanda familiaridade com o programa e atenção a alguns detalhes que, se não observados, podem fazer com que o contribuinte caia na malha fiscal da Receita Federal.

Ao informar os rendimentos, por exemplo, o declarante não pode esquecer nenhuma fonte: salários, comissões, honorários, pró-labores, aluguéis, pensões alimentícias, entre outras, por menor que seja o seu valor. Isso também se aplica aos rendimentos do cônjuge, quando é feita declaração conjunta, e dos dependentes declarados.

Em relação aos bens, é importante declarar o valor de compra, e não o de mercado. No caso de imóveis, pode-se acrescer a esse valor os gastos com a realização de benfeitorias, desde que se mantenha os comprovantes guardados. É fundamental, ainda, informar lucros ou prejuízos obtidos com ações ou na venda de bens e direitos.

Para poder deduzir despesas médicas, odontológicas e com planos de saúde, os comprovantes devem estar em nome do declarante ou dos dependentes incluídos na declaração. Além disso, quando uma despesa é parcialmente reembolsada pelo plano de saúde, o contribuinte tem de informar apenas o valor que efetivamente gastou. Quantias desembolsadas na compra de medicamentos não podem ser abatidas.

Outro ponto a ser observado é que o abatimento de gastos com educação restringe-se ao ensino infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior, incluindo especialização e pós-graduação, no limite fixado por lei. Valores despendidos em cursos de idiomas, artísticos e similares não são dedutíveis.

Por fim, também é preciso observar aspectos formais do preenchimento da declaração. Uma informação certa inserida numa ficha ou num campo errado ou, mesmo, um erro de digitação pode tornar necessária a retificação da DIRPF e, eventualmente, atrasar o recebimento da restituição.

Comments are closed.


ATENDIMENTO HOME OFFICE

 

Prezados clientes e parceiros,
Seguindo as recomendações governamentais, a partir de 08 de março de 2021,
passaremos a trabalhar sistema Home Office.
Quanto ao retorno presencial, comunicaremos previamente.

 

A Start continuará atendendo pelo número fixo 11 2090-4200 e 98315-7820 WhatsApp,
redirecionando os contatos.

 

Atenciosamente,
Start Assessoria Contábil